Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.

Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ. Sempre ao Lado do Produtor Rural.

Buscando Novas Parcerias para melhor atendimento aos Produtores Rurais do Município de Barra do Piraí - Estado do Rio de Janeiro.

Buscando da melhor forma possível a capacitação de nossos associados, visando o aprendizado de novas Técnicas Agrícolas, num mundo de mudanças constantes.

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".
Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é manter a voz e a força do produtor rural. Sua missão é defender, por todos os meios legalmente constituídos, os direitos do produtor rural e sua família, com os objetivos de coordenar, defender, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é um órgão sindical de 1º grau, voltado ao processo de fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR-RJ), subordinado à FAERJ, que visa promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais seus familiares, propiciando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho, além do aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.

"Nosso Endereço de Comunicação".

Nosso Endereço de Correspondência:

Rua Moreira dos Santos, nº 1036

Química – Barra do Piraí – RJ - CEP.: 27130-430

C.G.C. 28.068.864/0001-64

Telefax: (0xx) 24 2442-4944

Celular: (24) 988558098

E-mail: srbpirai@hotmail.com/


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cultivo da Mandioca para a Região dos Tabuleiros Costeiros.

Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.


MANDIOCA
Época de plantio


A época de plantio adequada é importante para a produção da mandioca, principalmente pela relação com a presença de umidade no solo, necessária para brotação das manivas e enraizamento. A falta de umidade durante os primeiros meses após o plantio causa perdas na brotação e na produção, enquanto que o excesso, em solos mal drenados, favorece a podridão de raízes. A escolha da época de plantio adequada ainda pode reduzir o ataque de pragas e doenças e a competição das ervas daninhas.
O plantio é normalmente feito no início da estação chuvosa, quando a umidade e a temperatura tornam-se elementos essenciais para a brotação e enraizamento. É importante conectar a época de plantio com a disponibilidade de manivas, sejam elas recém-colhidas, o que é melhor, ou armazenadas. Nos cultivos industriais de mandioca é necessário combinar as épocas de plantio com os ciclos das cultivares e com as épocas de colheita, visando garantir um fornecimento contínuo de matéria-prima para o processamento industrial.
Devido a extensão territorial do Brasil, as condições ideais para o plantio de mandioca não coincidem para as diferentes regiões. Para a região dos Tabuleiros Costeiros recomenda-se o plantio de mandioca entre os meses de março e agosto.

Espaçamento e plantio
A utilização do espaçamento adequado associado a outras práticas de cultivo contribui para a obtenção de rendimentos elevados.
No cultivo da mandioca o espaçamento depende da fertilidade do solo, do porte da variedade, do objetivo da produção (raízes ou ramas), dos tratos culturais e do tipo de colheita (manual ou mecanizada).
De maneira geral, recomenda-se os espaçamentos de 0,80 a 1,50 m entre linhas e 0,50 a 1,00 m entre plantas em fileiras simples, e 2,00 x 0,60 x 0,60 m, em fileiras duplas. Em solos mais férteis deve-se aumentar a distância entre fileiras simples para 1,20 m, proporcionando uma maior área de exploração por planta. Enquanto que nas áreas de menor fertilidade a tendência é reduzir o espaçamento, proporcionado uma maior população, compensando a menor produção por planta com um maior número de plantas.  Em plantios destinados à produção de ramas para ração animal recomenda-se um espaçamento mais estreito, com 0,80  a 1,00 m entre linhas e 0,50 m entre plantas. Com essa redução no espaçamento as plantas apresentam uma tendência a desenvolver uma parte aérea mais tenra, facilitando seu uso na alimentação de animais tanto na forma fresca como seca ao sol.   Quando o plantio e/ou a colheita for mecanizada, a distância entre as linhas deve apresentar um afastamento que permita a movimentação das máquinas. Se as capinas forem mecanizadas, deve-se adotar um espaçamento que permita a livre circulação das máquinas sem danificar as plantas; nesse caso, a distância entre fileiras duplas deve ser de 2,00 m, no caso do uso de tratores pequenos, ou de 3,00 m, para uso de tratores maiores. Nos pequenos cultivos, capinados à enxada, deve-se usar espaçamento mais estreito, facilitando  a cobertura do solo mais rapidamente dificultando o desenvolvimento das ervas daninhas.

Consorciação
O cultivo da mandioca no Nordeste é feito em sua quase totalidade em sistemas associados, devido principalmente a predominância de propriedades que requerem um uso mais intensivo do capital de mão-de-obra.
Amplamente utilizado pelos pequenos produtores das regiões tropicais, o cultivo consorciados apresenta, sobre o monocultivo, as vantagens de promover garantia de uma maior estabilidade de produção, melhor utilização da terra,  melhor utilização da força de trabalho, maior eficiência no controle de ervas daninhas e disponibilidade de mais de uma fonte alimentar.
Sistema de plantio em fileiras simples
O plantio de uma ou mais culturas entre as fileiras de mandioca apresenta o inconveniente da concorrência intra e interespecífica e da impossibilidade de se fazer mais de um cultivo intercalar durante o ciclo da mandioca. Nesse caso, a consorciação reduz as produtividades das culturas componentes dos sistemas.
  • Mandioca + feijão Phaseolus ou Vigna
É o consórcio mais usado pelos agricultores nordestinos. A escolha da espécie de feijão varia com o local e a região.
O feijão é plantado intercalado nas fileiras de mandioca, cujo espaçamento varia desde 1,00 x 0,50 m até 2,00 x 1,00 m, dependendo do número de fileiras de feijão intercaladas e da espécie. Em geral, o número de fileiras de feijão entre as plantas de mandioca é de uma ou duas no espaçamento de 0,60 m, com 15 sementes por metro linear de sulco, ou 0,50 x 0,20 m, com duas sementes por cova em plantio simultâneo. 
  • Mandioca + milho
O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.
  • Mandioca + milho + feijão
A utilização seimultânea de três espécies em sistema de cultivo consorciado é amplamente definitivo, e apresenta variações de acordo com a região.
Esse sistema de consórcio triplo também é muito utilizado, plantando-se uma ou duas fileiras de milho entre duas de mandioca, alternadas com fileiras de feijão apresentando variações de acordo com a região.  As fileiras de feijão devem ser dispostas alternadamente em relação com as de milho.
Sistema de plantio em fileiras duplas
O plantio em fileiras duplas é uma prática onde se aproximam as fileiras de mandioca de maneira que, entre cada dupla, fique um espaço maior que o convencional.  Desta maneira, nos espaços livres entre as fileiras duplas pode-se cultivar outras culturas sem prejuízo na produtividade das culturas consorte.
Tem a vantagem de racionalizar o consórcio, pelo uso dos espaços livres que existem entre cada fileira dupla da mandioca, nos quais é possível se fazer até dois plantios de culturas de ciclo curto durante o ciclo da mandioca. O melhor espaçamento em fileiras duplas é de 2,00 x 0,60 x 0,60 m.
  • Mandioca + feijão Phaseolus ou Vigna
Plantar três fileiras de feijão no espaço livre entre as fileiras duplas, no espaçamento de 0,50 m entre fileiras e 0,20 m entre covas, com duas sementes por cova sendo possível realizar dois plantios, durante um ciclo da mandioca bastando para isto que a mandioca tenha um ciclo de 18 meses. Plantios com esta cultura deve ser realizado simultaneamente ou até 30 dias após o plantio da mandioca. 
  • Mandioca + milho
Colocar duas fileiras de milho entre cada fileira dupla de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre fileiras e 0,50 m entre covas, em plantio simultâneo.  Para o sistema consorciado mandioca x milho, não se recomenda o segundo plantio da gramínea, pois prejudica muito a mandioca.
  • Mandioca + amendoim
Utilizar três fileiras de amendoim entre cada fileira dupla de mandioca, com espaçamento de 0,50 m entre fileiras e 0,10 m entre covas, colocando-se duas plantas/cova.

Fonte de Pesquisa:
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/

Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário