Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.

Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ. Sempre ao Lado do Produtor Rural.

Buscando Novas Parcerias para melhor atendimento aos Produtores Rurais do Município de Barra do Piraí - Estado do Rio de Janeiro.

Buscando da melhor forma possível a capacitação de nossos associados, visando o aprendizado de novas Técnicas Agrícolas, num mundo de mudanças constantes.

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".
Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é manter a voz e a força do produtor rural. Sua missão é defender, por todos os meios legalmente constituídos, os direitos do produtor rural e sua família, com os objetivos de coordenar, defender, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é um órgão sindical de 1º grau, voltado ao processo de fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR-RJ), subordinado à FAERJ, que visa promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais seus familiares, propiciando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho, além do aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.

"Nosso Endereço de Comunicação".

Nosso Endereço de Correspondência:

Rua Moreira dos Santos, nº 1036

Química – Barra do Piraí – RJ - CEP.: 27130-430

C.G.C. 28.068.864/0001-64

Telefax: (0xx) 24 2442-4944

Celular: (24) 988558098

E-mail: srbpirai@hotmail.com/


sábado, 31 de dezembro de 2011

Dicas Para o Cultivo da "Cultivo da Banana"


Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.


Veja Algumas Sugestões como deve plantar Banana.


Originária de clima tropical úmido, a banana necessita de temperatura que esteja entre 10ºC a 40ºC, bastante luminosidade (cerca de 1.000 e 2.000 horas de luz/ano) e pouco vento.
Com condições favoráveis, a planta tem crescimento contínuo e rápido, com produção abundante.



As raízes da bananeira penetram de 60 a 80 cm de profundidade e por isso preferem os solos ricos em matéria orgânica, argilo-sílico-humosos, ou mistos, muito drenados.
Solos encharcados e possíveis de inundações devem ser evitados. Antes da plantação, é aconselhável realizar a análise do solo para fazer a calagem (se houver necessidade).

A época indicada para o plantio é no início da estação chuvosa, evitando-se os meses de baixa temperatura.




O espaçamento entre as covas varia entre os cultivares de porte alto, médio e baixo: porte alto: 2,5 a 3 metros; 3 x 3 metros; 3 x 4 metros e 2,5 x 2,5 metros.porte médio: 2 x 2,5 metros; 2,2 x 2,2 metros; 2,5 x 2,5 metros e 2 x 2 metros.porte baixo: 2 x 2 metros; 2,2 x 2,2 metros e 2 x 2,5 metros.

Não possui sementes, então, propaga-se por rizoma, brotado ou não-brotado; ou ainda por mudas produzidas em laboratórios. Conforme seu desenvolvimento, o rizoma brotado recebe as seguintes denominações: Chifre: muda bem desenvolvida com 40 a 60 cm de altura; Chifrinho: tem cerca de 25 cm de altura; Chifrão: é a mais desenvolvida, com a primeira folha normal; Muda alta ou de replante: acima de um metro de altura.



O rizoma não-brotado pode ser inteiro, subdividido ao meio e subdividido em 4 partes.
Quando subdividido, cada pedaço deve ter mínimo de 500 g.
A escolha da muda é essencial, pois dela dependerá a qualidade do bananal.
A origem deve ser de bananal vigoroso, sadio  e em franca produção. Não devem apresentar sintomas da doença "Mal-do-Panamá", ataque de nematóides e broca-da-bananeira.

A adubação antes do plantio é realizado por cova (50 ou 60 cm de comprimento, largura e profundidade) aplicando-se 10 litros de esterco de curral ou 2 kg de esterco de aves (ou ainda 1 kg de torta de mamona).
Introduz a muda na cova e coberta com terra. As adubações anuais devem ser feitas de acordo com o resultado da análise do solo e da produtividade esperada.

O bananal, deve ser mantido limpo e livre de ervas daninhas, o desbaste.
O primeiro desbaste é realizado quatro meses após o plantio, deixando em cada touceira apenas a planta inicial e rebento que estiver saindo.
Após mais quatro meses realiza-se o segundo desbaste, deixando as duas primeiras plantas e mais um rebento.
Novamente, após 40 dias, acontece outro desbaste, o terceiro, ficando 4 plantas na touceira.

A colheita da banana muda conforme o cultivar, precocidade, clima, tratamento, solo e finalidade da produção.
Entre as variedades precoces, em média, o ciclo entre o plantio e o florescimento é de aprox. 9 meses; e depois, mais 3 meses e meio até a colheita.


Fonte de Pesquisa:
http://www.frutasnobrasil.com/

Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.
Presidente: Francisco Leite

"Plantio e Cuidados com as Hortas"


SINDICATO RURAL DE BARRA DO PIRAÍ-RJ.


Dicas: Plantio e Cuidados com as Hortas.


As hortas, tanto as caseiras como aquelas um pouco maiores, que podemos ter em um sítio ou fazenda, precisam de certos cuidados para garantir a produção e a qualidade dos alimentos. Vejamos alguns desses cuidados ou tratos necessários:

Desbaste



Na maioria das vezes, nas semeaduras de hortaliças definitivas, devemos fazer o desbaste, isto é, arrancar as mudas excedentes, quando elas nascem muito juntas e são em número superior ao desejado, mantendo somente as distanciadas umas das outras, de acordo com o exigido pela sua espécie, para evitar que não se desenvolvam bem e diminuam sua produção.

Culturas Intercaladas



Para melhor aproveitamento do terreno e sua maior produtividade, podemos plantar, entre as fileiras de determinada hortaliça, outra cujo valor vital seja mais rápido. Como exemplo, podemos plantar rabanetes que levam 15 a 30 dias para serem colhidos, entre outras que levam mais tempo para isso, como a couve.

Rotação de Culturas



Para melhor aproveitamento do terreno, devemos plantar hortaliças diferentes para substituir as que foram colhidas, pois elas têm diferentes necessidades de elementos nutritivos. As melhores, para substituir plantações anteriores, são as leguminosas, porque incorporam elementos nutritivos ao solo, principalmente nitrogênio.


Tratos Culturais - Rega

As hortaliças necessitam de muita água e as regas devem ser diárias. Devemos, de preferência, regá-las, o mais tarde possível, na parte da tarde, ao entardecer, porque a água penetra mis no solo e as plantas têm a noite toda para absorvê-la, sem a concorrência da evaporação causada pelo aquecimento do solo, pelos raios solares.



Capina ou Arranca


Todas as ervas daninhas que nascerem entre as hortaliças, devem ser arrancadas com raiz e tudo, com a mão, um sancho ou uma enxada. Isso é necessário, porque elas competem com as plantações, "roubando" os adubos a elas destinadas e fazendo sombra, impedindo que recebam bastante sol.



Fonte de Pesquisa:
http://www.abhorticultura.com.br/


Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.
Presidente: Fancisco Leite

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Sistema FAERJ" Apoiando Sempre o Produtor Rural.


Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.



O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, desenvolve seus trabalhos educativos sempre em parceria com a FAERJ e o SENAR, através de seu Presidente Francisco Leite, que faz seus contatos com essas duas Entidades que apoiam o Produtor Rural no Estado do Rio de Janeiro.

Esse apoio é de crucial importância para garantir a produção agrícola e os direitos dos produtores rurais dentro do Estado do Rio de Janeiro, fazendo com que a produção seja feita dentro das normas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.


Assim atua o Sistema FAERJ, dentro do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de incentivar e fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais.


Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.
Presidente: Francisco Leite

domingo, 25 de dezembro de 2011

"Construção de Casas Populares" Vereador Francisco Leite.


Vereador Francisco Leite


Estado construirá Casas Populares para moradores de áreas de risco.



O Prefeito Zé Luiz Anchite recebeu na tarde de quarta-feira, 15/12, a visita do Secretário de Estado de Habitação,
Rafael Picciani. A visita aconteceu na sede da Prefeitura e foi acompanhada pelo Vice-Prefeito, Maércio de Almeida, pelo Procurador Geral do município, Dr. Heitor Favieri e pelo vereador Francisco Leite.


Durante o encontro foram debatidos vários assuntos relacionados a questão de habitacional dos barrenses. O assunto predominante na reunião foi a situação de alguns moradores de áreas de risco das ruas Sebastião de Carvalho e Balbina Alves Raposo, localizadas no bairro Areal e também na Rua Dr. Andrade Pinto, no bairro Carvão.


Diante da solicitação de apoio para resolver esta situação, o secretário de estado solicitou que a Prefeitura busque adquirir um terreno de no mínimo 18 mil metros quadrados para que o Governo do Estado construa cinquenta casas populares para atender a estas famílias. O prefeito José Luiz declarou que o município já está buscando a aquisição deste terreno para atender a solicitação do secretário.

Rafael Picciani ainda declarou que tão logo sejam iniciadas as obras a Secretaria de Estado de Habitação vai cadastrar as famílias para incluir no programa “Aluguel Social”, e com isso removê-las das áreas de risco em que estão. O procurador do Município, Heitor Favieri explicou que neste ano de 2011 estas famílias foram notificadas pela Defesa Civil da cidade onde foram informadas que devem sair do local por conta do risco em que se encontram.

Após a reunião o Secretário de Estado e o Vice-Prefeito Maércio de Almeida, acompanharam o vereador Chico Leite em uma solenidade de entrega de dezoito títulos de posse da Comunidade 1ª de Maio, no Distrito de Vargem Alegre. O evento contou ainda com a presença da Presidente do Instituto Estadual de Terras e Cartografia ITERJ, Dr. Mayumi Some.


Fonte de pesquisa:
http://www.pmbp.rj.gov.br/
Site da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí-RJ.


Postado por:

Vereador Francisco Leite(Chico Leite).