Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.

Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ. Sempre ao Lado do Produtor Rural.

Buscando Novas Parcerias para melhor atendimento aos Produtores Rurais do Município de Barra do Piraí - Estado do Rio de Janeiro.

Buscando da melhor forma possível a capacitação de nossos associados, visando o aprendizado de novas Técnicas Agrícolas, num mundo de mudanças constantes.

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".
Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é manter a voz e a força do produtor rural. Sua missão é defender, por todos os meios legalmente constituídos, os direitos do produtor rural e sua família, com os objetivos de coordenar, defender, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é um órgão sindical de 1º grau, voltado ao processo de fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR-RJ), subordinado à FAERJ, que visa promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais seus familiares, propiciando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho, além do aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.

"Nosso Endereço de Comunicação".

Nosso Endereço de Correspondência:

Rua Moreira dos Santos, nº 1036

Química – Barra do Piraí – RJ - CEP.: 27130-430

C.G.C. 28.068.864/0001-64

Telefax: (0xx) 24 2442-4944

Celular: (24) 988558098

E-mail: srbpirai@hotmail.com/


sábado, 31 de dezembro de 2011

Dicas Para o Cultivo da "Cultivo da Banana"


Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.


Veja Algumas Sugestões como deve plantar Banana.


Originária de clima tropical úmido, a banana necessita de temperatura que esteja entre 10ºC a 40ºC, bastante luminosidade (cerca de 1.000 e 2.000 horas de luz/ano) e pouco vento.
Com condições favoráveis, a planta tem crescimento contínuo e rápido, com produção abundante.



As raízes da bananeira penetram de 60 a 80 cm de profundidade e por isso preferem os solos ricos em matéria orgânica, argilo-sílico-humosos, ou mistos, muito drenados.
Solos encharcados e possíveis de inundações devem ser evitados. Antes da plantação, é aconselhável realizar a análise do solo para fazer a calagem (se houver necessidade).

A época indicada para o plantio é no início da estação chuvosa, evitando-se os meses de baixa temperatura.




O espaçamento entre as covas varia entre os cultivares de porte alto, médio e baixo: porte alto: 2,5 a 3 metros; 3 x 3 metros; 3 x 4 metros e 2,5 x 2,5 metros.porte médio: 2 x 2,5 metros; 2,2 x 2,2 metros; 2,5 x 2,5 metros e 2 x 2 metros.porte baixo: 2 x 2 metros; 2,2 x 2,2 metros e 2 x 2,5 metros.

Não possui sementes, então, propaga-se por rizoma, brotado ou não-brotado; ou ainda por mudas produzidas em laboratórios. Conforme seu desenvolvimento, o rizoma brotado recebe as seguintes denominações: Chifre: muda bem desenvolvida com 40 a 60 cm de altura; Chifrinho: tem cerca de 25 cm de altura; Chifrão: é a mais desenvolvida, com a primeira folha normal; Muda alta ou de replante: acima de um metro de altura.



O rizoma não-brotado pode ser inteiro, subdividido ao meio e subdividido em 4 partes.
Quando subdividido, cada pedaço deve ter mínimo de 500 g.
A escolha da muda é essencial, pois dela dependerá a qualidade do bananal.
A origem deve ser de bananal vigoroso, sadio  e em franca produção. Não devem apresentar sintomas da doença "Mal-do-Panamá", ataque de nematóides e broca-da-bananeira.

A adubação antes do plantio é realizado por cova (50 ou 60 cm de comprimento, largura e profundidade) aplicando-se 10 litros de esterco de curral ou 2 kg de esterco de aves (ou ainda 1 kg de torta de mamona).
Introduz a muda na cova e coberta com terra. As adubações anuais devem ser feitas de acordo com o resultado da análise do solo e da produtividade esperada.

O bananal, deve ser mantido limpo e livre de ervas daninhas, o desbaste.
O primeiro desbaste é realizado quatro meses após o plantio, deixando em cada touceira apenas a planta inicial e rebento que estiver saindo.
Após mais quatro meses realiza-se o segundo desbaste, deixando as duas primeiras plantas e mais um rebento.
Novamente, após 40 dias, acontece outro desbaste, o terceiro, ficando 4 plantas na touceira.

A colheita da banana muda conforme o cultivar, precocidade, clima, tratamento, solo e finalidade da produção.
Entre as variedades precoces, em média, o ciclo entre o plantio e o florescimento é de aprox. 9 meses; e depois, mais 3 meses e meio até a colheita.


Fonte de Pesquisa:
http://www.frutasnobrasil.com/

Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.
Presidente: Francisco Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário