Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.

Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ. Sempre ao Lado do Produtor Rural.

Buscando Novas Parcerias para melhor atendimento aos Produtores Rurais do Município de Barra do Piraí - Estado do Rio de Janeiro.

Buscando da melhor forma possível a capacitação de nossos associados, visando o aprendizado de novas Técnicas Agrícolas, num mundo de mudanças constantes.

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".

"Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ ".
Missão do Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é manter a voz e a força do produtor rural. Sua missão é defender, por todos os meios legalmente constituídos, os direitos do produtor rural e sua família, com os objetivos de coordenar, defender, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, é um órgão sindical de 1º grau, voltado ao processo de fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural. O Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ, também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR-RJ), subordinado à FAERJ, que visa promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais seus familiares, propiciando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho, além do aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.

"Nosso Endereço de Comunicação".

Nosso Endereço de Correspondência:

Rua Moreira dos Santos, nº 1036

Química – Barra do Piraí – RJ - CEP.: 27130-430

C.G.C. 28.068.864/0001-64

Telefax: (0xx) 24 2442-4944

Celular: (24) 988558098

E-mail: srbpirai@hotmail.com/


sábado, 31 de dezembro de 2011

"Plantio e Cuidados com as Hortas"


SINDICATO RURAL DE BARRA DO PIRAÍ-RJ.


Dicas: Plantio e Cuidados com as Hortas.


As hortas, tanto as caseiras como aquelas um pouco maiores, que podemos ter em um sítio ou fazenda, precisam de certos cuidados para garantir a produção e a qualidade dos alimentos. Vejamos alguns desses cuidados ou tratos necessários:

Desbaste



Na maioria das vezes, nas semeaduras de hortaliças definitivas, devemos fazer o desbaste, isto é, arrancar as mudas excedentes, quando elas nascem muito juntas e são em número superior ao desejado, mantendo somente as distanciadas umas das outras, de acordo com o exigido pela sua espécie, para evitar que não se desenvolvam bem e diminuam sua produção.

Culturas Intercaladas



Para melhor aproveitamento do terreno e sua maior produtividade, podemos plantar, entre as fileiras de determinada hortaliça, outra cujo valor vital seja mais rápido. Como exemplo, podemos plantar rabanetes que levam 15 a 30 dias para serem colhidos, entre outras que levam mais tempo para isso, como a couve.

Rotação de Culturas



Para melhor aproveitamento do terreno, devemos plantar hortaliças diferentes para substituir as que foram colhidas, pois elas têm diferentes necessidades de elementos nutritivos. As melhores, para substituir plantações anteriores, são as leguminosas, porque incorporam elementos nutritivos ao solo, principalmente nitrogênio.


Tratos Culturais - Rega

As hortaliças necessitam de muita água e as regas devem ser diárias. Devemos, de preferência, regá-las, o mais tarde possível, na parte da tarde, ao entardecer, porque a água penetra mis no solo e as plantas têm a noite toda para absorvê-la, sem a concorrência da evaporação causada pelo aquecimento do solo, pelos raios solares.



Capina ou Arranca


Todas as ervas daninhas que nascerem entre as hortaliças, devem ser arrancadas com raiz e tudo, com a mão, um sancho ou uma enxada. Isso é necessário, porque elas competem com as plantações, "roubando" os adubos a elas destinadas e fazendo sombra, impedindo que recebam bastante sol.



Fonte de Pesquisa:
http://www.abhorticultura.com.br/


Postado por:
Sindicato Rural de Barra do Piraí-RJ.
Presidente: Fancisco Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário